A colocação e a discussão de ideias é o único caminho para a verdade.

Minha foto
Em busca da verdade percorro o longo e as vezes estreito caminho da vida. Passo por pedras, por rios, por matas e por montanhas. No entanto, nunca estou sozinho. Tenho grandes pássaros que me levam nas costas, mesmo que as vezes eu seja um fardo bem pesado. Mas estou em treinamento, minhas penas já começaram a nascer, me preparo ansiosamente para dar um grande vôo na direção do criador.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Servir ou ser servido?

Em todo trabalho em que se nota a boa vontade como mola propulsora é louvável a atitude que tenha como objetivo maior a continuação do serviço e o bem-estar de todos que ali estão envolvidos presencialmente ou não. Muitas das vezes, no entanto, deixamo-nos guiar por sentimentos obscuros tantas vezes desconhecidos por nos. Dessa forma, é sempre bom e prudente analisar quais os reais valores que ditam nossas resoluções e se os mesmos estão em harmonia com os ensinamentos de Jesus.
Em qualquer conflito em que exista um jogo de egos e paixões orgulhosas não há vencedor. Os dois lados perdem a oportunidade de exercitar a humildade. O único modo de vencer é amando e amar é compreender, é ter compaixão e é também, algumas vezes, silenciar. Até que todas as medidas de amor estejam esgotadas, não cabe nada fazer alem de amar.
Temos que agregar construir juntos; somos irmãos em débitos uns com os outros. Valerá mesmo à pena fazer grandes obras em detrimento do outro? Conseguiremos amar os pobres e desvalidos recusando afeto àqueles que nos cercam? Oh Senhor, até quando permaneceremos mergulhados na ilusão do orgulho?
Peço Pai, que nos ajude a sermos mais amáveis uns com os outros; que nos dê forças para realmente vivenciar os ensinamentos do Cristo, pois até hoje insistimos em permanecer no erro.
Enquanto nos chama a consolar mais do que ser consolado, fechamo-nos na auto-piedade e desejamos o consolo imediato. Enquanto nos chama a compreender mais do que ser compreendido, fechamos nossos ouvidos e exigimos a compreensão alheia. Enquanto nos revelastes a Lei de Amor a nos chamar a amar mais do que ser amado fechamos a porta da alma e, egoisticamente, mergulhamos na vaidade meticulosa ao querermos ser amados por todos.
Senhor faça-me instrumento da vossa paz e que realmente eu possa consolar mais do que ser consolado; compreender do que ser compreendido perdoar do que ser perdoado e amar do que ser amado, pois essa é a única e verdadeira forma de entender que é pela morte das nossas imperfeições que nascemos para a vida eterna e feliz.