A colocação e a discussão de ideias é o único caminho para a verdade.

Minha foto
Em busca da verdade percorro o longo e as vezes estreito caminho da vida. Passo por pedras, por rios, por matas e por montanhas. No entanto, nunca estou sozinho. Tenho grandes pássaros que me levam nas costas, mesmo que as vezes eu seja um fardo bem pesado. Mas estou em treinamento, minhas penas já começaram a nascer, me preparo ansiosamente para dar um grande vôo na direção do criador.

sábado, 30 de abril de 2011

Amor



      Nos meus momentos diários de reflexão, principalmente à noite quando me ponho a orar, não raro me emociono diante da dinâmica da vida. Nessa ultima noite a palavra responsável pelas lágrimas foi a palavra AMOR, sentida de uma forma bem sublime.
      Todos nós temos objetivos em nossas vidas. Uns desejam uma viagem, outros uma carreira profissional bem sucedida, outros a estabilidade de um lar harmonioso, outros um grande amor e assim por diante. Muito saudáveis todas essas aspirações, são alavancas que nos fazem sempre progredir de forma material, intelectual ou/e espiritual. No entanto, apesar de fundamentais serão elas que levaremos conosco no momento do retorno à pátria espiritual? Levarei comigo o bom emprego, a estrutura do meu lar, o grande amor e assim por diante? Não, o que acumulamos em nossa bagagem é o aprendizado, seja ele intelectual, emocional ou espiritual. A forma como nos portamos no dia a dia, nas diversas situações, os sentimentos que aparecem e a forma como lidamos com eles é que permanecerão para sempre conosco, em um processo continuo de educação e reeducação.
      Será então necessário que viva uma vida santa? Não. Como foi dito no parágrafo anterior estamos num processo de educação e reeducação. Não se consegue remodelar o vazo de barro defeituoso sem  refaze-lo novamente,e com atenção para não repetir a mesma falta. O que quero dizer com isso é que não se muda de um dia para o outro uma construção de conceitos, ações e sentimentos que foram formados em sucessivas vidas. Nós hoje somos a consequencia das escolhas que fizemos no nosso passado, e isso não é bom nem ruim, é simplesmente nós. Por isso, no processo de educação e reeducação, que nada mais é que a reforma íntima, é fundamental o autoconhecimento. Conhecer a próprias dificuldades e qualidades é o passo inicial para mudar o que se deseja.
      O segundo passo é ter um atitude ativa e não passiva. Não adianta reconhecer as próprias dificuldades e se lamentar por elas, se sentir a pessoa pior do mundo e mergulhar em angustias e depressões. É preciso ser feliz e mudar o que pode ser mudado ou reelaborado. É preciso se amar e autoamor é querer o melhor para si,não egoisticamente. Quem se ama, se melhora, se educa e se reeduca. Constrói novos hábitos e se coloca sempre feliz em querer aprender coisas novas.
      Talvez seja essa a nossa maior busca, AMAR. Trabalhar com amor, estudar com amor, divertir com amor, chorar com e por amor, sorrir por amor, ajudar com amor, mudar por amor. Dessa forma nos sentiremos realizados no que fizermos com amor e com certeza estaremos assimilando a experiência na nossa bagagem espiritual.

"Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei" Jesus